Mais de 1.300 alunos de 18 escolas da zona rural de Baixa Grande participam do Projeto Horta na Escola, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e apoio do MOC (Movimento das Organizações Comunitárias) da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).
Os alunos aprendem a manusear sementes e mudas de hortaliças, processos de germinação e desenvolve valores relacionados às questões ambientais. As escolas envolvidas no projeto estão nas comunidades de Riacho do Saco, Italegre, Viração, Boa Vinda, Lagoa do Mamão e Maçaranduba.
“Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escolar”, comemora o secretário Fabrício Santana. “O projeto visa também a conscientização de boas práticas alimentares por meio dos filhos”, acrescentou.
O STTR (Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais), em parceria com os programas Mais Educação e Despertar, SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e a Secretaria Municipal de Educação, implantou nas escolas os canteiros sustentáveis, com plantação de alface, feijão, coentro, cebolinha, couve, pimentão, tomate, quiabo, milho e outras culturas.
ASCOM – Prefeitura de Baixa Grande