Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

Quem Somos

                                                                                                   



                                                                                         
Eu sou Roque da Mota, casado com Edileusa e pai de três filhos-Elioenai,Thamilla e Aylla-,funcionário público municipal desde 1992,formado no ensino médio em 1991 pela CNEC,graduado em Pedagogia pela UNEB em 2014,poeta por vocação,cristão pela misericórdia de Deus,praticante do futebol desde a meninice e presidente da Escolinha de Futebol Shallon,amante da comunicação,pois ser que é uma das melhores coisas que temos em uma sociedade democrática,criei esse espaço pensando em contribuir um pouco,trazendo informações distantes para a nossa comunidade e também levar os fatos e realizações do nosso povo para o mundo.
                                     








O Blog Baixa Grande,Orgulho Nosso é um meio de comunicação independente,não tem vínculo com nenhum uma legenda política nem segue orientação partidária.Todos tem o espaço a disposição para divulgar,opinar e participar livremente.
Agradeço a todos que quem entendido a nossa forma de trabalho e acompanha o nosso blog,Valeu! muito obrigado,um grande abraço.Roque da Mota

                                 Histórico de Baixa Grande



Baixa Grande é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população é estimada em 21.814 habitantes, segundo último censo demográfico. Localizada a 252 km da capital baiana no piemonte da Chapada Diamantina, pertence à baia do Jacuípe e tem como principal acesso a BA-052.


Município de Baixa Grande
Bandeira de Baixa Grande
Brasão de Baixa Grande
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário17 de julho
Fundação1885
Gentílicobaixagrandense
Prefeito(a)Pedro Lima Neto (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Baixa Grande
Localização de Baixa Grande na Bahia
Baixa Grande está localizado em: Brasil
Baixa Grande
Localização de Baixa Grande no Brasil
11° 57' 36" S 40° 10' 04" O
Unidade federativa Bahia
MesorregiãoCentro Norte Baiano IBGE/2008 1
MicrorregiãoItaberaba IBGE/2008 1
Municípios limítrofesIpirá, Macajuba, Mundo Novo, Mairí e Pintadas
Distância até acapital252 km
Características geográficas
Área982,657 km² 2
População20 069 hab. IBGE/20103
Densidade20,42 hab./km²
Altitude369 m
ClimaSemi-árido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,585 baixo PNUD/2010 4
PIBR$ 58 010,652 mil IBGE/20085
PIB per capitaR$ 2 672,81 IBGE/20085



Distância de Feira de Santana 153 Km e de Salvador 252 Km.
Acidentes geográficos
Topografia plana ao Sul e Sudeste, ligeiramente acidentado no Norte e Nordeste. O município é constituído de terrenos férteis, de matas e a maioria de caatinga. Situa-se no maciço do atlântico e suas serra fazem parte dos ramos da serra da Mantiqueira. As serras são de pequena elevação, prestam-se à agricultura e pastagens. As principais serras são: do Cesto, do Cais, Jataí e a do Vento.

Rios
É o município banhado pelos rios periódicos: Cairú, Jundiá e o Paulista.

Açudes
Há 02 açudes, um público com a capacidade para 44,16m³, fica no entroncamento com a estrada de Mairi com Baixa Grande e outro particular para 40.172m³.

Clima
Saudáveis e sadio, em certas épocas do ano, quente, pois a cidade está situada no polígno das secas.


Aspectos sócios-econômicos:

Principais atividades econômicas:
Agropecuária, Industria, Serviços (Comércio e Indústria).

Identidade cultural dos municípios:

Histórico:

Nas terras da fazenda “Cais” propriedade de Dona Ana Ribeiro Soares, foi iniciado o povoado da cidade de Baixa Grande por seu filho Manoel Ribeiro Soares, coronel da Guarda Nacional homem de elevada instrução e político de renome, residente na Vila de Santana do Camisão, atual cidade de Ipirá – Bahia.

Há informações de que a mãe do desbravador para cumprir pagamento de promessa, ordenou a este ergue, em suas terras uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, o que foi feito. O local escolhido ficou à margem da estrada real Camisão (hoje Ipirá) a Monte Alegre (hoje Mairi) e Mundo Novo, na época, já movimentada, pouso de tropas. Também o início da povoação e construção das primeiras casas do arraial de Baixa Grande. A capela foi construída em 1860 e o povoado foi elevado à cidade por nome de Baixa de Grande em 1872, por Decreto – Lei Estadual, de 30 de março de 1938. Emancipação política em 17/07/1885

Principais manifestações culturais:

Festas religiosas
O evento religioso de maior repercussão é a Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Cidade, que se realiza-se dia 08 de dezembro. Outro evento também da Igreja Católica é a Festa de São Roque celebrada em 16 de agosto.


Festas popularesEm Baixa Grande a população realizada diversos eventos populares como Terno de reis, samba de roda, chula, alvoradas, rezas populares, argolinha , festejos juninos, bailes, festa de vaqueiros, cavalgadas, micareta e aniversário da cidade.
Blocos de micaretas tradicionais “Tu tá beba égua” e “Tô beba”.


Outras manifestações culturaisGrupos de samba de roda; Grupos de samba e chula; Grupos de teatro; Grupo de mulheres com cantiga de rodas e reisado; Grupo de cavalgada; Grupos musicais: sanfoneiro, aboiador, cantiga da bandeira (Traição e Boi Roubado).

CulináriaDestacam-se as cocadas, doces na palha de bananeira e beiju colorido.

Comunidade de Viração - Situada ao leste a 17 km da sede de Baixa Grande. Tem como referências o cultivo de milho, feijão e mandioca. O “Grupo Capelinha de São João” mantém a tradição do Samba de Roda e Chula; Grupo de Mulheres com cantiga de rodas e grupo de forró pé de serra “Fogo Ardente”, além de muitas rezadeiras. Ainda há uma vasta culinária seguindo preceitos da antiga geração como cozinhar em fogão de lenha e artesanato em cipó e palha de licuri. Encontra-se também casarões do século XVII em estado de deteriorização e a Igreja que segundo relatos de moradores foi a primeira igreja do município de Baixa Grande.

Comunidade de Mandacaru - Fica situada a leste de Baixa Grande, a 31 km da sede do município, interligando Baixa Grande ao Município de Pintadas. Referências no cultivo de milho e feijão e na criação de gado de leite. Principais manifestações culturais: grupos de samba e chula; teatro; grupo de mulheres com cantiga de rodas e reisado; grupo de cavalgada; sanfoneiros; grupos musicais; aboiadores; cantiga da bandeira (Traição e Boi roubado);

Comunidade de Italegre - Fica localizada a 17 km da sede do município na estrada ao Oeste com sentido a cidade de Mairi. Predomina o cultivo de milho, feijão e mandioca. Principais manifestações culturais: grupos de reisado, samba e chula; grupo de mulheres com cantiga de rodas, artesanato em cipó e palha de licuri e couro, bordado, crouchê e pintura em tecido.

Comunidade de Lagoa do Mamão - Fica localizada a 15 km da sede do município na estrada oeste com sentido a cidade de Macajuba. A base econômica é a agricultura através do cultivo de milho, feijão e mandioca. Principais manifestações culturais: grupo de reisado e samba de roda; cultuação ao candomblé; grupo de mulheres com cantiga de rodas, festa tradicional de Cosme e Damião, e caboclos. Além de Bumba-meu-boi com grupo de vaqueiros, traição e boi roubado. As pessoas da comunidade também fazem artesanato em cipó e palha de licuri, bordado, crouchê, pintura em tecido e artesanato em barro.

Comunidade de Tabuleiro - Fica localizada a 08 km da sede do município estrada que liga Baixa Grande a cidade de Mundo Novo. Predomina o cultivo de milho, feijão e mandioca e a principais manifestações culturais são: grupo de reisado samba e chula; grupo de mulheres com cantiga de rodas, teatro, grupo de capoeira, boi roubado, traição, leilão e aboiador. Lá também fazem artesanato em cipó e palha de licuri, bordado, crouchê e pintura em tecido.

Comunidade de Santana - Fica localizada a 15 km da sede do município, estrada sul do município sentido a cidade de Ipirá. Cultiva milho, feijão e mandioca. Suas principais manifestações culturais são: grupo de reisado samba e chula; grupo de mulheres com cantiga de rodas, Bumba-meu-boi, grupo de capoeira, grupo de teatro e grupo musical. Tem artesanato em cipó e palha de licuri, escultura, bordado, crouchê e pintura em tecido.
Fontes: Pensar Filmes e IBGE  .




Fotos que recordam os primeiros tempos da Cidade



Observa-se a Igreja já construída e em andamento. Apenas algumas residências ao redor. A arquitetura da igreja bem como de algumas residências neste local continuam preservadas. 

o antigo Comércio Feira livre 
Nesta foto se observa os primeiros tempos da colonização. A área ainda em estado de construção.


Inicio do Povoamento


Residência com perfil Colonial
Local onde é hoje a Estrada do feijão
Imagens atuais
  
  

 

 







     


 

    

Acesse:www.baixagrandeorgulhonosso.com

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...