Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sábado, 24 de junho de 2017

Exposição de desenhos “Poéticas e Estéticas” movimenta o Colégio Estadual de Baixa Grande




Os estudantes do 1°ano A – ProEI, do Colégio Nuclear, em Baixa Grande, coordenados pela professora de Arte Juscimeire Pampoent, realizaram, no dia 07 de junho, o vernissage da Exposição de desenhos “Poéticas e Estéticas”, percursos criativos com poesias e desenhos em claro-escuro, técnica estudada nas aulas de Arte.

O projeto “Poéticas e Estéticas” consiste no estudo e associação de linguagens artísticas, como a poesia e o desenho, trabalhando-se a gramática de cada linguagem e o seu processo de criação.
Os estudantes aprenderam sobre o desenho, através da observação, criação e releitura, técnicas de sombreamento, composição, conheceram poetas como Ferreira Gullar, António Aleixo, Mário Quintana, Cora Coralina, Cecília Meireles, Maristher Motta Bello e Manoel de Barros, seus poemas que tratam da Arte, do fazer artístico e do ser artista. Interpretaram os poemas por meio de imagens. No vernissage, declamaram os poemas, expuseram seus desenhos e também se deliciaram com o coquetel.

O evento foi um show de talentos! Muita alegria, descontração, emoção e aprendizado marcaram essa manhã.
O projeto teve como objetivos: Construir percursos criativos a partir da associação de poemas e desenhos; Conhecer poetas que escreveram sobre a arte e o artista, utilizando a metalinguagem; Estudar sobre o desenho, seus elementos básicos, tipos e suas técnicas, especialmente, o emprego do claro escuro.

 
A realização do projeto justifica-se na busca do entendimento e do desenvolvimento de um processo criativo, que principie a reflexão, discussão, experimentação, caminhos de aprendizagem inspiradora, tendo como meta, o sabor, o gosto de desenhar, de “poetizar”, sabendo que isto “envolve o sofrimento e o prazer diante da criação, o medo e o risco diante do novo, o susto e a fascinação do descobrimento, e a beleza na realização de uma invenção”, como bem diz Maristher Motta Bello.

Com isso, a Unidade Escolar pretende desmistificar o fazer artístico como “dom”; bem como proporcionar a alfabetização estética e a educação dos sentidos dos estudantes possibilitando, no processo cognitivo, a interação entre o perceptivo, o reflexivo, o criativo e o domínio dos códigos culturais.
 

 
 


www.educacao.ba.gov.br 
Por: Sec Educação - BA

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...