Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Álcool é o combustivel da violência

   Álcool é o combustivel da violência

1720Agressões ocorrem três vezes mais em casas onde a bebida está presente; em 83% das ocorrências, é o principal motivo.
Um problema de saúde que também é caso de polícia. O alcoolismo, que na última semana foi apontado pelo Ministério da Saúde como um dos principais responsáveis pelas mortes decorrentes de doenças do aparelho circulatório aparece também associado a histórias de violência.
Um estudo inédito da Universidade Federal de São Paulo, realizado em 7.939 domicílios de 108 cidades brasileiras, revela que houve violência em 35% das residências. Em 17,4% dos casos, o abuso do álcool estava presente.
A maioria absoluta dos agressores alcoolizados (90%) são homens, e 65% das vítimas, são mulheres. Um quarto dos registros foi de violência física e 5%, de agressões com armas.
— O álcool é a droga mais associada à violência. Favorece a violência, rebaixa a crítica e aumenta a agressividade — diz a professora Ana Regina Noto, coordenadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).
Nos domicílios onde há álcool, a violência tende a ser mais duradoura. As agressões que se perpetuam por até cinco anos ocorrem três vezes mais nessas casas do que onde a bebida não está presente. Entre as vítimas, 86,4% não procuram ajuda. Para Arilton Martins Fonseca, autor do estudo, os principais motivos são a vergonha e o medo.
– Quando o álcool está presente, a violência é reincidente e o tempo de duração é gigante — diz Fonseca.
Ele coletou os dados em 2005, mas o estudo foi apresentado à comunidade científica pela primeira vez em julho deste ano, em um congresso sobre o alcoolismo em Washington, nos Estados Unidos.
Outro trabalho da Escola Paulista de Medicina, da pesquisadora Cláudia Tondowski, diz que, em alguns casos de violência doméstica associada ao álcool, os casais permanecem juntos por mais de 20 anos. Muitos entrevistados viam como única possibilidade de rompimento a morte de um dos parceiros.
Uma parcela significativa das mulheres vítimas de cônjuges alcoolizados conseguiu se separar do parceiro agressor, mas estabeleceram novas relações com companheiros violentos.
A pesquisadora analisou o histórico familiar de 42 pessoas vítimas ou agentes de diferentes tipos de ofensas relacionadas com o uso excessivo da bebida.
Ela estudou 790 familiares e percebeu que, para 83%, o álcool é a principal causa da agressão. O estudo conclui que o abuso da droga pode ser compreendido como um padrão familiar e que crianças aprendem a ser violentas com os pais. Adultas, acabam repetindo as agressões.
Entre os homens adultos, 11% bebem todos os dias
O alcoolismo é considerado doença pela Organização Mundial da Saúde. A substância é classificada como droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central. Seu consumo, segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), provoca mudanças de comportamento e gera potencial risco de dependência.
Os dados oficiais sobre o consumo de bebidas alcoólicas no Brasil, de 2007, indicam que, entre os homens adultos, 11% bebem todos os dias e 28% de uma a quatro vezes por semana. No ano passado, o governo lançou a Política Nacional sobre o Álcool, focada no tratamento de dependentes e no combate de álcool no trânsito. Outro foco é a capacitação de profissionais para enfrentar o problema.
— Estamos capacitando profissionais da rede pública para identificar essa situação antes de o usuário se transformar em dependente — afirma a secretária adjunta da Senad, Paulina Duarte, que completa: — Não há dúvida de que o álcool está associado à violência, seja ela interpessoal doméstica ou violência no trânsito.
Fonte: Catarina Alencastro / O Globo – RJ

6 consequências do excesso de álcool

6 consequências do excesso de álcool

Algumas pesquisas até podem apontar para possíveis benefícios de alguns tipos de bebidas alcoólicas, porém, em compensação, há incontáveis estudos em relação aos malefícios do álcool. Quem abusa está sujeito a sequelas ao longo do tempo. Confira algumas das consequências do excesso de álcool:

1) Cérebro

O excesso de álcool provoca diversos efeitos na região cerebral, como alterações nas áreas responsáveis pela memória, déficit cognitivo, neurodegeneração de algumas partes do cérebro, como o córtex pré-frontal, perda de função e/ou estrutura dos neurônios e inibição de processos de neurogênese (criação e desenvolvimento de novos neurônios).

2) Câncer

Aumentam os riscos de câncer nas regiões que entram em contato com as bebidas alcoólicas, como boca, laringe, faringe e esôfago.

3) Sistema digestório

O estômago pode sofrer erosões devido o álcool e, com isso, desenvolver gastrites. Mas é o fígado um dos órgãos mais afetados pelas bebidas alcoólicas, podendo acarretar inflamações, hemorragias, hepatite alcoólica e cirrose.

4) Síndrome de Korskoff

Trata-se de uma doença relacionada à carência de vitamina B1 (tiamina). Embora possa ter outras causas, o álcool é o motivo mais comum, pois a droga dificulta a absorção da tiamina pelo organismo. Alguns sintomas comuns são a paralisia de alguns músculos (dificultando o andar, por exemplo), problemas oftalmológicos e distúrbios de consciência ou estado mental.

5) Diabetes

O uso de álcool em excesso e de forma contínua pode provocar inflamação no pâncreas – órgão responsável pela produção da insulina. Essa inflamação, chamada de pancreatite, destrói o tecido pancreático e, desta forma, também as células que produzem insulina, levando ao Diabetes.

6) Mortes e Violência

Dados da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (ABEAD), por ano, 32 mil pessoas morrem em decorrência da bebida alcoólica, sendo 11 mil por cirrose. O álcool também está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios. Além do álcool contribuir para casos de afogamentos, quedas, suicídios, entre outros.


Com dados de: Ciência e Saúde, Ler Saúde, EM Digital e ABEAD

Prefeitura de Baixa Grande realiza tradicional comemoração de Folia de Reis


 O Departamento de Cultura, Esporte e Lazer (DECEL) da Prefeitura Municipal de Baixa Grande, realizou no último sábado, 06/01, a Folia de Reis, resgatando a tradição cultural. A data serve para marcar o encerramento das festas natalinas.

 Tradição - No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, geralmente em 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.
 
Durante os festejos, os grupos saíram caminhando pelas ruas da cidade, levando as bênçãos do menino para as pessoas. O grupo de sambadores permaneceu na praça até o dia amanhecer, encerrando os festejos. O evento foi uma iniciativa do professor Etinho e amigos.
Esteve prestigiando o evento, o Prefeito Heraldo Miranda que se envolveu na folia; a primeira-dama, Elieide Borges; o diretor de esportes, Laurivan Guerreiro;o diretor de cultura, Flandú Netto; equipe de governo e a comunidade em geral.

Prefeitura Municipal de Baixa Grande – Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM – Baixa Grande- BA

Programa “A Hora do Executivo” de sexta-feira, 05 de janeiro de 2018.


Doutor Ramon;Laurivan;Dj Nailson e Luziane Rios.

Primeira edição do ano de 2018 do Programa A Hora do Executivo da Prefeitura Municipal de Baixa Grande, foi ao ar através da Rádio Comunitária Baixa Grande FM(87,9Mhz), na manhã desta sexta-feira(05).

O programa é uma realização da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Baixa Grande e contou com a participação do Prefeito Heraldo Miranda; o Diretor do DECEL, Laurivan Guerreiro e o Procurador Jurídico da prefeitura, Doutor Ramon Leão.

O Prefeito Heraldo Miranda, iniciou sua fala saudando aos baixa-grandenses pela chegada do ano novo, disse ainda quais os planos de Governo para o ano de 2018, nas áreas da Saúde, Educação. Cultura, Esporte e Lazer e reforçou o convite para a Folia de Reis, resgatando a cultura, que acontece neste sábado, 06 de janeiro, na Praça Manoel Ribeiro Soares às 21:00 horas.

                                                    OUÇA O ÁUDIO DO PROGRAMA  
 
O Diretor do DECEL (Departamento de Esporte, Cultura e Lazer), Laurivan Guerreiro, fez um resumo de sua atuação como diretor no ano anterior, apresentou o calendário esportivo para 2018 e completou dizendo estar muito feliz em contribuir, junto á gestão municipal com o esporte baixa-grandense.
                                                   OUÇA O ÁUDIO DO PROGRAMA  

 Nomeado em 01 de Janeiro de 2018, o Procurador Jurídico da prefeitura, doutor Ramon Leão, contou um pouco sobre sua origem familiar e história de vida profissional. Disse ainda que a gestão e a população baixa-grandense podem estar cientes de que estará realizando seu trabalho prezando sempre a lisura e buscando atender os princípios que regem a administração pública, que são a legalidade, impessoalidade e a moralidade.

                                                    OUÇA O ÁUDIO DO PROGRAMA  
                                                     CONSIDERAÇÕES FINAIS
ASCOM - Baixa Grande-BA.

Prefeitura de Baixa Grande lança Projeto “Verão na Praça”.

A Prefeitura Municipal de Baixa Grande, através do DECEL (Departamento de Cultura, Esporte e Lazer), realizou na última quinta-feira (03), no gabinete do prefeito, um encontro com músicos e cantores baixa-grandenses, que são talentos da terra, para apresentar e discutir o mais novo Projeto “Verão na Praça.
O Projeto tem a proposta de enriquecer a lista de opções culturais para o público em geral, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. A programação do projeto visa incluir saúde, bem-estar e música, salientando a participação exclusiva de Artistas da Terra e convidados.
O setor cultural e de comunicação contatou os artistas do município, que em sua grande maioria compareceram à reunião, e os que não puderam estar presentes, enviou representantes. Foram expostas as ideias e sugestões individuais, agregando à iniciativa os anseios de cada artista para o projeto, que será estendido por todo o verão, propiciando à população saúde e lazer.
A estréia do “Verão na Praça” será realizado no próximo dia 18 de Janeiro, no Coreto da Praça Manoel Ribeiro Soares, a partir das 17:00 horas.
Programação:
17:00 hs - Aulas de aeróbica e funcional com o educador físico Jutahy Ribeiro
18:00 hs - Show acústico com a banda Paixão Surreal recebendo os convidados Luziane Rios e Osmar Lenno.
Realização:
Prefeitura Municipal de Baixa Grande
Governo Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM – Baixa Grande-BA.

Secretaria de Agricultura inicia o ano de 2018 executando o Projeto 2ª Água.


A Prefeitura Municipal de Baixa Grande em parceria com a FATRES e Consórcio Bacia do Jacuípe através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inicia o ano de 2018 com a execução do Projeto 2ª Água nas comunidades do Consolo, Lasca Gato, Boa Vinda, Brejo e Massaranduba.
O Projeto tem como objetivo utilizar a água das chuvas, e outras fontes hídricas locais, na implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares do município.
As Famílias serão beneficiadas, através da construção de cisternas calçadão, barreiros trincheira e barragens subterrâneas. Com essas ações pretendemos colaborar na emancipação econômica das famílias, contribuindo para minimizar os efeitos da seca, garantindo alimentação de qualidade, e em quantidade suficiente para o seu sustento.
A satisfação é tamanha em saber que os beneficiários são produtores, mesmo com as dificuldades por conta da estiagem, e agora, com a chegada das tecnologias as coisas vão ficar fáceis, disse o secretário Amaral.

Prefeitura Municipal de Baixa Grande- Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM – Baixa Grande- BA.

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...