Teve início nesta segunda-feira, 28 de agosto de 2017 na cidade de Baixa Grande, a inserção das 795 propriedades no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, este serviço é oferecido pelo INEMA através dos governos Estadual e Federal, em Baixa Grande a parceria entre Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Baixa Grande – STTR e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esta dando todo suporte a equipe de cadastramento permitindo uma melhor agilidade no cadastro.
Wanderson Francisco engenheiro agrimensor da Empresa Fazendas Engenharia, é o técnico responsável pelo cadastramento, ele conta que o CEFIR é um projeto interessante principalmente para os produtores rurais, onde terão suas propriedades inseridas no cadastro nacional do Ministério do Meio Ambiente.
REPORTAGEM EM VÍDEOS
A presidente do STTR, Erivanda Ribeiro, conta que a parceria entre INEMA e secretaria de agricultura permitiu que iniciasse logo os cadastros, antes mesmo do prazo estipulado pelo Ministério. Algumas propriedades não estão conseguindo fazer o cadastro neste momento por imagem não legível do satélite. “agente ver a satisfação e felicidade do agricultor em fazer o cadastro, outros ficam triste por não conseguir”. Erivando disse que não vai medir esforço para que todas as propriedades sejam cadastradas.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaral Oliveira agradeceu ao apoio do STTR permitindo trazer a Empresa Fazendas Engenharia, ele disse que a empresa fica no município até a próxima segunda-feira, dia 4, ou até a conclusão de todas as propriedades. Sobre as propriedades não visíveis aos satélites, ele disse que técnico irão até as mesmas e irão recolher os dados em GPS e assim cadastrar.
O agricultor Orlei Dias (Galeto do Coqueiro), proprietário de 23 tarefas usadas para criação bovinos e ouvimos, achou importante este cadastro “é de extrema importância ter uma área de reserva para preservação do meio ambiente”.
0 comentários:
Postar um comentário