A Secretaria Municipal de Educação através da sua representante a Secretária Rejane Miranda apresentou nesta terça-feira, 31 de outubro de 2017, Sarau Cultural com ênfase na declamação de poesias, poemas e leitura de cordéis, produzidos por alunos das diversas escolas da rede municipal de ensino.
REPORTAGEM EM VÍDEO
Os alunos estiveram acompanhados por seus pais, professores e gestores escolares no espaço lindamente organizado e que aconteceram as apresentações. Esse Projeto Construindo Emoções é uma das ações do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado pelo Ministério da Educação em 2013, cujo objetivo é o de que todas as crianças sejam alfabetizadas até 8 anos de idade.
O PNAIC teve como primeira ação a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo e em consonância com a Meta 5 do PNE e PME, a alfabetização de crianças até os 8 anos deve ser considerada como política docente, de governo e de Estado e que deve-se envidar todos os esforços para o seu efetivo alcance.
Os coordenadores Roque da Mota, Mara Rubia Alves, Marinelma Ribeiro e Adeilza Miranda estiveram à frente de todas as etapas do Projeto Construindo Emoções atendendo diretamente aos professores que atuam na Educação do Campo e no Ensino Fundamental I, de 1º ao 5º anos apresentando variadas possibilidades àqueles que estão em sala de aula corroborando com os objetivos do PNAIC, tais como:
Capacitar numa perspectiva de educação continuada, orientadores de estudo e professores alfabetizadores do primeiro ciclo da alfabetização.
Outro importante objetivo a ser observado é o trabalho pedagógico efetivado nas ações cotidianas dos docentes visando à estruturá-lo, levando em consideração direitos de aprendizagens e desenvolvimento nas áreas de leitura, de escrita e da Matemática além de promover instrumentos eficazes de avaliação, tendo em vista a inclusão de todas as crianças na escola de qualidade.
A presença da Charanga Bento Santana abrilhantou o I Sarau Cultural neste 31/10 sob a condução do jovem Fred Santana também com as presenças do Professor Etinho, Gil Araújo e a participação especial do Professor Ubaldo Rios que veio da Escola José Muritiba, localizada no povoado de Viração, somar ao evento com a sua vestimenta de palhaço fazendo a alegria das crianças.
O Sarau foi idealizado como um espaço cultural que oportunizaria a manifestação artística principalmente de todos os alunos. A emoção tomou conta do público presente ao testemunhar a fluência e a segurança das crianças que se apresentaram no evento. “E trabalhar em equipe traz essa grata satisfação de prestação de serviço coletivo principalmente quando a determinação, a motivação, a harmonia e a confiança estão presentes no coração de todos os envolvidos”. Frisou Rejane no enceramento do evento
Ela agradeceu a todos que estiveram direta ou indiretamente, envolvidos na realização do Projeto Construindo Emoções.
0 comentários:
Postar um comentário