Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ipirá - Evento estimula atividades voltadas para as culturas dos sertões






Entre os dias 13 e 17 de outubro deste ano, o município de Ipirá, conhecido por ser um dos principais produtores de artefatos do couro na Bahia, será sede da III edição da Celebração das Culturas dos Sertões. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), desde 2012, tem reposicionado as culturas dos sertões na agenda política e cultural do estado com uma programação variada formada por oficinas, exibição de filmes, exposição, lançamentos de filmes, livros, CDs e apresentações musicais. Em 2014, o evento irá anteceder a programação da Ipirá Couro Show, feira conhecida nacionalmente, voltada para venda e divulgação de produtos derivados do couro, que conta ainda com apresentações musicais e acontece entre os dias 17 e 19 de outubro.

"A Celebração das Culturas dos Sertões funciona como um evento-programa. Isto é, um evento que visa estimular todo um programa de atividades voltadas para as culturas dos sertões, pois elas são vitais para a diversidade cultural que constitui a identidade baiana", explica o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim. Desde 2012, primeiro ano do evento, tem sido este o objetivo maior da Celebração: incentivar e animar as expressivas culturas dos sertões na Bahia. Em 2013, a Celebração em Salvador e Juazeiro colocou mais uma vez em evidência as culturas dos sertões. "Agora, em 2014, é a vez de Ipirá, com sua tradição do couro, abrigar a Celebração. Temos certeza que nestes anos a Celebração tem sido fundamental para (re)colocar, com vigor, na cena baiana as culturas dos sertões", completa Rubim.
Este ano, a III Celebração leva à Ipirá uma programação formada por exposição, palestras, exibição de filme e lançamento de livro, além de atrações artísticas, como apresentações de Targino Gondim, Grupo Sertanílha e Orquestra Sinfônica de Serrinha, entre outros. No dia 13 de outubro, às 8h, acontece a abertura oficial no Centro Cultural Elofilo Marques, com a exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”. A exposição reúne uma pequena mostra do material fotográfico do Projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia, coordenado por Washington Queiroz, com fotos de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, cuja pesquisa de campo foi realizada em diversos municípios do sertão baiano entre 1985/91.
Ipirá
O município de Ipirá possui mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte, que contribuem com a geração de cerca de 2.000 empregos diretos que aquecem a economia local e garantem a renda para diversas famílias da região. O Ipirá Couro Show surgiu com a proposta de inserir o município no mercado regional e nacional, com a realização da primeira feira voltada para venda e exposição de produtos derivados do couro, além de incentivar o TURISMO e ampliar negócios. A Ipirá Couro Show é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipirá e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, da Secretaria de Cultura e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica e Banco do Brasil. A primeira edição da feira que aconteceu no ano de 2013, reuniu expositores, empreendedores manufatureiros, estandes com calçados, bolsas, cintos, artigos de selaria e montaria, chapéus, jalecos, artefatos e acessórios diversos de couro. “A gestão municipal, com a Feira do Couro e a III Celebração das Culturas dos Sertões, visa construir a referência em artefatos de couro na Bahia, contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento a partir do fortalecimento dessa cadeia produtiva, bem como promover o resgate e valorização das culturas sertanejas", afirma o prefeito de Ipirá, Ademildo Sampaio.
  Ads by Browsers App
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba
Reações:

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

MAGAZINE DAMOTTA



                                                 Magazine Damotta,sua compra segura na internet

Clique  na imagem para visita
 a nossa loja e pesquisar o que deseja


                Guitarra Strato Seizi Vision - Roxo MetálicoContrabaixo 4 Cordas Passivo Strinberg CAB 16 - Vinho


         Encordoamento de Bronze 0.09 para Violão - D´Addario EZ 890 - 85/15 Conjunto de 4 Cordas para Contrabaixo - GHS 5L CC

            Combo Amplificador para Contrabaixo com 20W RMS - Onerr Sniper 20  Transmissor sem Fio - Vokal VWR 15 G 05

                Suporte para Guitarra e Contrabaixo - Saty 4020 Piano Digital Casio CDP 120 - Preto

                        Magazine Damotta

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

PSIRICO na Micareta 2015 de Baixa Grande

Abertura do show de Psirico com Marcio Vitor em Baixa Grande

Posted by Prefeitura de Baixa Grande on Sábado, 18 de julho de 2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

Bahia Campeão Baiano 2015

Santos Campeão Paulista 2015

Dr.Thiego de Oliveira Matos, Promotor Público, na Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos

Trecho do pronunciamento do Dr.Thiego de Oliveira Matos, Promotor Público, na Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos em Baixa Grande.

Posted by Prefeitura de Baixa Grande on Quarta, 15 de abril de 2015

PREPARE-SE !

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

O prefeito Pedro Lima Neto, na tribuna da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (19/02).

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...