Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ipirá - Evento estimula atividades voltadas para as culturas dos sertões






Entre os dias 13 e 17 de outubro deste ano, o município de Ipirá, conhecido por ser um dos principais produtores de artefatos do couro na Bahia, será sede da III edição da Celebração das Culturas dos Sertões. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), desde 2012, tem reposicionado as culturas dos sertões na agenda política e cultural do estado com uma programação variada formada por oficinas, exibição de filmes, exposição, lançamentos de filmes, livros, CDs e apresentações musicais. Em 2014, o evento irá anteceder a programação da Ipirá Couro Show, feira conhecida nacionalmente, voltada para venda e divulgação de produtos derivados do couro, que conta ainda com apresentações musicais e acontece entre os dias 17 e 19 de outubro.

"A Celebração das Culturas dos Sertões funciona como um evento-programa. Isto é, um evento que visa estimular todo um programa de atividades voltadas para as culturas dos sertões, pois elas são vitais para a diversidade cultural que constitui a identidade baiana", explica o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim. Desde 2012, primeiro ano do evento, tem sido este o objetivo maior da Celebração: incentivar e animar as expressivas culturas dos sertões na Bahia. Em 2013, a Celebração em Salvador e Juazeiro colocou mais uma vez em evidência as culturas dos sertões. "Agora, em 2014, é a vez de Ipirá, com sua tradição do couro, abrigar a Celebração. Temos certeza que nestes anos a Celebração tem sido fundamental para (re)colocar, com vigor, na cena baiana as culturas dos sertões", completa Rubim.
Este ano, a III Celebração leva à Ipirá uma programação formada por exposição, palestras, exibição de filme e lançamento de livro, além de atrações artísticas, como apresentações de Targino Gondim, Grupo Sertanílha e Orquestra Sinfônica de Serrinha, entre outros. No dia 13 de outubro, às 8h, acontece a abertura oficial no Centro Cultural Elofilo Marques, com a exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”. A exposição reúne uma pequena mostra do material fotográfico do Projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia, coordenado por Washington Queiroz, com fotos de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, cuja pesquisa de campo foi realizada em diversos municípios do sertão baiano entre 1985/91.
Ipirá
O município de Ipirá possui mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte, que contribuem com a geração de cerca de 2.000 empregos diretos que aquecem a economia local e garantem a renda para diversas famílias da região. O Ipirá Couro Show surgiu com a proposta de inserir o município no mercado regional e nacional, com a realização da primeira feira voltada para venda e exposição de produtos derivados do couro, além de incentivar o TURISMO e ampliar negócios. A Ipirá Couro Show é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipirá e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, da Secretaria de Cultura e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica e Banco do Brasil. A primeira edição da feira que aconteceu no ano de 2013, reuniu expositores, empreendedores manufatureiros, estandes com calçados, bolsas, cintos, artigos de selaria e montaria, chapéus, jalecos, artefatos e acessórios diversos de couro. “A gestão municipal, com a Feira do Couro e a III Celebração das Culturas dos Sertões, visa construir a referência em artefatos de couro na Bahia, contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento a partir do fortalecimento dessa cadeia produtiva, bem como promover o resgate e valorização das culturas sertanejas", afirma o prefeito de Ipirá, Ademildo Sampaio.
  Ads by Browsers App
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...