Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

domingo, 9 de novembro de 2014

Baixa Grande - O Gatinho do Sertão






O Gatinho do Sertão é o segundo livro da Poetisa Ana Moreira Lago Almeida, fruto do povoado de Mandacaru, residem atualmente em Bonsucesso Rio de Janeiro e dedica seu dom para escrever poesia que relata sobre o dia-a-dia, a vida religiosa e boa parte de sua poesias é dedicada a cidade de Baixa Grande e o Povoado de Mandacaru.
O Livro O Gatinho do Sertão foi lançado em 2011, trás soluções sobre a existência de Deus, e a criação do mundo e do país e a fundação da cidade de Baixa Grande.

VEJA UMA POESIA SOBRE O POVOADO DE MANDACARU

Recordo o Mandacaru
Distrito Mandacaru,
Eu guardo recordação!
Morei 50 anos Aí nesta região.
Na nossa própria Fazenda!
Criava gado bovino e várias criações
Eu era agricultora,
E eu gostava da profissão!
Plantava hortaliças,
Mandioca, milho e feijão.
Na nossa Fazenda Dava boa produção.
Na graça de Deus sobrevivia- se,
A gente comprava e vendia Na força da união.
Não esqueço esta gente querida!
Por toda a minha vida Eu guardo em meu coração.

Aos meus 10 anos de idade,
Comecei minha jornada,
Como se eu fosse adulto;
Era o que as pessoas falavam!
No trabalho da fazenda Eu era bem preparada.
Eu ajudava meus pais Naquilo que precisavam;
Eu ia contar o gado Quando chegava a manada!
Quando faltava gado, eu dizia:
“Ficou gado, na invernada!”
Livrei de muitos prejuízos,
Os quais ninguém esperava.

Quando tinha algumas doentes,
Eu ficava preocupada.
Eu ia corrigir o caderno,
Se as reses foram imunizadas;
Corrigia as datas
Quando tinham sido vacinadas,

Procurava saber o motivo Por que estava sendo afetada, Ocorreu uma grande seca No Estado da Bahia,
Foi muito atingido!
Onde eu residia,
Grandes homens fazendeiros Ficaram de mãos vazias.
O meu gado de estimação Foi-se todo na enxurria;
Não suportei a tragédia,
Eu chorava noite e dia.
A seca foi o motivo De eu deixar nossa Bahia.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba - Poesia extraído do Livro O Gatinho do Sertão, Almeida, Ana Moreira Lago - Rio de Janeiro / 2010

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...