Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Alimento visto por um especialista em nutrição: a canela







Alimento visto por um especialista em nutrição: a canela(c) the food passionates/Corbis
A canela é uma especiaria que no nosso país é associada a pastéis de nata e doces natalícios. No entanto, este ingrediente é usado numa variedade de receitas e alimentos.
Desde chocolate, tartes e bolos, a canela tem um enorme potencial no mundo da culinária. Pode ser adicionada a bebidas quentes como café e infusões de tisanas. Também pode ser usada em bebidas frias, mas nesse caso a especiaria não se dissolverá tão bem como nas bebidas quentes. É ainda usada em licores, cereais de pequeno-almoço e pode fazer parte de temperos de sopas ou pratos de carne.

Existem diferentes tipos de canela, todos originários de árvores do género Cinnamomum. Esta especiaria é obtida a partir da casca seca destas árvores e é usada sobre a forma de paus ou moída. O comércio internacional de canela faz uso de diferentes espécies destas árvores, embora todas do género Cinnamomum. Os tipos de canela mais usados são das espécies "cassia".

A canela está presente ao longo da História, havendo relatos desta já ser importada para o Egipto 2000 a.C. vinda da China. Esta especiaria tinha um valor muito grande na antiguidade, sendo considerada um presente digno de monarcas e mesmo deuses. Na Grécia antiga a canela era usada para aromatizar vinho.

A canela também é usada há muito tempo como especiaria medicinal, no tratamento de diferentes patologias e sintomatologias. Alguns exemplos são dores de cabeça, dores menstruais, combate às dores de artrite e garganta irritada devido a infeção bacteriana. Várias investigações sugerem que a canela tem um potencial efeito anti-bacteriano, estando mesmo em estudo o uso dos compostos presentes nesta especiaria e no alho para uso em embalagens de alimentos.

Ao longo do tempo têm sido feitos diversos estudos científicos para determinar os benefícios da canela para a saúde. Em algumas patologias os resultados têm sido promissores, embora não tenham comprovado o seu efeito. Alguns exemplos de patologias que podem beneficiar do uso de canela ou de compostos nela presentes são:
- Doença de Alzheimer, onde um composto extraído da canela (Ceppt) pode inibir o progresso desta doença.
- Esclerose múltipla, um estudo sugeriu a possibilidade da canela ter um efeito positivo contra o progresso da doença.
- Diabetes, de acordo com alguns estudos a canela tem demonstrado ajudar a controlar a glicemia. 

Sabia que...


Dez gramas (o equivalente a cerca de 2 colheres de chá) de canela moída têm:
- Energia: 24,7 kcal
- Lipidos: 0,12 g
- Hidratos de Carbono: 8,06 g (das quais 5,3 g são fibra, e 0,2 g são açucares)
- Proteinas: 0,4 g   


0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...