Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bacia do Jacuípe – CODES e UFRB apresentam Tecnologias para o Desenvolvimento do Semiárido








O Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe (CODES) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizaram nesta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 o I Encontro de Apresentação de Tecnologias para o Desenvolvimento do Semiárido, divididos em plenárias o seminário tratou de assuntos importantes para o Desenvolvimentos Sustentável a serem aplicada no território.

Pela manhã fez parte da mesa temática, Adenilvaldo Ferreira (Prefeito de Pintadas), Carlos Alberto (Presidente do CODES), Elias Rios (Presidente da Rede Pintadas), Neliane Rios (UNICAF), Julita Trindade (Rep. Deputada Neusa Cadore), Robson Andrada (MDA), Raimundo de Almeida Carvalho (Prefeito de Mairi), Eliezer Costa (Prefeito de Quixabeira), e Milton Ramos (Presidente do Siccob Sertão).

Para o prefeito de Pintadas, este é um momento importante para discutir a nossa produção e personalidade no cenário nacional.

Carlos Alberto agradeceu a presença de todos os representantes tanto do Poder Público como da sociedade Civil.

O Prefeito de Mairi abordou assunto das organizações não governamentais, ele vê necessidade de buscarmos mecanismos de incentivo para suas sustentabilidades. Para ele pelo sofrimento de seus membros falta-lhe visão. Para ela a causa do não funciona das mesmas se dá pela política partidária dentro das mesmas, “é preciso diferenciar” entre política partidária e política de desenvolvimento.
   
Para o presidente do SICOOB Sertão é necessário que os agricultores entendam que é possível desenvolver economia no semiárido sem denegrir a natureza.

O Prefeito Eliezer informou que via Consórcio será aplicado 15 milhões m aguadas nos seis municípios que fazem parte do consórcio.
Cerca de 100 pessoas dos municípios: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, e Várzea do Poço. São eles representantes da sociedade Civil e Poder Público.

No evento teve a apresentação de uma armadilha para capturar mariposa geradora da lagarta (Helicoverpa), segundo o professor este equipamento é resultado de dez anos de pesquisa, a armadilha utiliza a energia solar fotovoltaica para acionar uma lâmpada de LED que emite raios infravermelhos e ultravioletas que atrairão os insetos fotossensíveis. Um de seus diferenciais é que a bateria solar pode durar até 11 anos e não há a necessidade de manutenção diária como no caso da tradicional. “As armadilhas luminosas para captura de insetos existentes no mercado utilizam a energia hidroelétrica para acionar uma lâmpada, o que limita o seu uso, uma vez que precisa de fios condutores.
        VÍDEO EXPLICANDO A MÁQUINA

O professor também falou das plantas existentes em nosso meio que são usualmente tanto na medicina como na indústria cosmética podendo ser explorada na economia solidária. A tarde houve uma plenária com participação dos presentes, onde pode dirigir perguntas aos participantes.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...