Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CETEP terá Educação Profissional em Tempo Integral do ano letivo de 2015






A Educação Profissional em Tempo Integral é uma das novidades da rede estadual de ensino do ano letivo de 2015. Esta forma de ensino vai ser oferecida em cinco Centros Territoriais de Educação Profissional (Ceteps) localizados em Ipirá, Jaguaquara, Guanambi, Simões Filho e Salvador. Com isso, os cursos técnicos de nível médio terão o tempo de formação reduzido de quatro para três anos, mantendo a mesma carga horária de quatro mil horas/aula e a qualidade pedagógica.

Este ano, o ensino em tempo integral deverá abranger dez turmas, beneficiando 350 estudantes. A expectativa, segundo o superintendente de desenvolvimento da Educação Profissional, Almerico Lima, é que a modalidade chegue a todos os 27 territórios de identidade da Bahia em 2016. Ele destaca que, além de ampliar a permanência do aluno na escola, a educação em tempo integral tem outras vantagens.

Diminuiremos a evasão e o abandono, manteremos a qualidade, enriquecendo o currículo, e poderemos atender mais estudantes na rede porque o ciclo será mais rápido”, afirmou o superintendente. De acordo com ele, para isso, haverá mais recursos para garantir alimentação em refeitório apropriado, transporte, funcionamento de sala de convivência e biblioteca.

Almerico destacou ainda que “a Educação Profissional em Tempo Integral assegura aos alunos a possibilidade de recuperação da aprendizagem no processo e a participação, de forma plena, nas aulas de artes e de educação física, além dos projetos de iniciação científica e de intervenção social”.
Processo de aprendizagem

A diretora do Cetep da Bacia do Jacuípe, em Ipirá, Iara Campos, destacou a iniciativa “é mais uma ferramenta que fortalecerá o processo de ensino e de aprendizagem”. Uma das participantes do encontro com gestores e professores de centros para discutir estratégias de implantação do ensino em tempo integral, ela disse que isso “demonstra a preocupação do Estado em garantir a qualidade do ensino público, possibilitando ao estudante melhor formação e mais oportunidade de inserção no mundo do trabalho”.

Para a diretora do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep Bahia), em Salvador, Salomé Brito, que também esteve no encontro na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional, o ensino em tempo integral é importante ferramenta de fortalecimento do currículo. “Esse primeiro contato com a proposta foi muito produtivo pela troca de ideias na perspectiva de implantação da Educação Profissional em Tempo Integral, que oportunizará a aprendizagem dos nossos estudantes, ampliando a inserção em atividades lúdicas, esportivas e culturais”.

Currículo integrado

A primeira experiência de ensino integral vem sendo aplicada, desde 2013, no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (Ceep), no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esta iniciativa faz parte do processo de ampliação da oferta de educação profissional técnica de nível médio para adolescentes e jovens, com foco no currículo integrado e do processo de ampliação da educação integral no estado.

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...