Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Veja os enredos das escolas do Grupo Especial que desfilam domingo





Seis escolas se apresentam a partir das 21h30, no Sambódromo do Rio.
Campeã da Série A em 2014, Viradouro abre o desfile.



Começa neste domingo (15) o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. O espetáculo na Sapucaí está programado para começar às 21h30. Seis agremiações se apresentam nesta primeira noite e outras seis, na segunda-feira (16). Cada escola tem entre 65 minutos e 82 minutos para mostrar seu carnaval. Veja abaixo os enredos de cada escola.
VIRADOURO
Viradouro diz ser escola com maior número de esculturas na avenida (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Parte de escultura que a Viradouro vai levar para a Sapucaí neste domingo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Ficha técnica da Viradouro (Foto: Arte G1)









A escola de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, retorna ao grupo de elite do carnaval com um enredo que reúne dois sambas de Luiz Carlos da Vila. “Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça” vai contar na Sapucaí a história da influência da cultura negra. O carnavalesco João Vítor Araújo, que estreia no Grupo Especial, promete um carnaval grandioso, com carros enormes e o maior número de esculturas na avenida. Só no carro abre-alas serão 70 esculturas.
“Teremos um baobá - a árvore da sabedoria - gigantesco que só falta dançar e cantar. Estamos trabalhando com o requinte necessário para coroar o belo samba de Luiz Carlos da Vila, mas sem patrocínio. Nossa expectativa é a melhor possível e acho que vamos surpreender. Mas, se conseguir manter a escola no Grupo Especial, nessa minha estreia no meio de tantas feras, já vou me sentir um vitorioso”, disse Araújo.
A escola acredita no potencial do carnavalesco, o mais novo do Grupo Especial, que em sua estreia em 2014 levou a Viradouro ao título da Série A.
MANGUEIRA
A mulher brasileira é a grande homenageada do enredo da Mangueira (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)A mulher brasileira é a grande homenageada do enredo da Mangueira (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Ficha técnica da Mangueira (Foto: Arte G1)










A verde-e-rosa vai cantar a força e a garra da mulher brasileira com o enredo “Agora chegou a vez vou cantar mulher da Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar”. O carnavalesco Cid Carvalho garante que não vai tratar as mulheres como sofredoras, mas sim como rainhas. Ele imaginou um carnaval em que as grandes damas da escola, como Dona Neuma e Dona Zica, além da porta-bandeira Squel e da rainha de bateria Evelyn Bastos, recepcionam mulheres que marcaram a história do país: Tarsila do Amaral, Anita Garibaldi, Maria Clara Machado, Raquel de Queiroz, Clara Nunes, Dalva de Oliveira, entre outras.
“A Mangueira será muito mais rosa que verde. Vamos começar com um mar de rosas perfumadas na avenida, dando as boas-vindas às mulheres guerreiras da nossa terra. Este ano, que Cartola me desculpe, mas as rosas vão falar, cantar, sambar e mostrar sua força”, disse Cid.
E como o enredo fala da mulher brasileira, não poderiam faltar detalhes femininos em carros alegóricos, como rendas, flores e babados. A criatividade também se faz presente em fantasias que utilizam utensílios domésticos como colheres de plástico, rolinhos de cabelo, pregadores de roupas e copinhos plásticos de café.
MOCIDADE
Fazer compras num shopping é uma das opções da Mocidade para o último dia antes do fim do mundo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Fazer compras em shopping é uma das opções da Mocidade para o último dia antes do fim do mundo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Ficha técnica Mocidade Independente (Foto: Arte G1)
Sem ganhar um título há 18 anos, a escola investiu pesado para reverter a situação. Contratou o carnavalesco campeão de 2014 Paulo Barros, que leva para a verde-e-branco da Zona Oeste seu estilo cheio de truques, efeitos e teatralizações. Com o enredo “Se o mundo fosse acabar, me diz o você faria se só te restasse um dia?”, a escola inicia seu desfile mostrando o fim do mundo e as previsões apocalípticas. E termina propondo um dia de alegria e felicidade.
O enredo é baseado na música “O último dia”, de Paulinho Moska e Billy Brandão, que sugere que as pessoas liberem o louco que há dentro delas e façam coisas inusitadas. Desde passar o dia na academia ou gastando no shopping, a fazer sexo sem camisinha ou ainda dinamitar o próprio carro e atrapalhar o tráfego. O carnavalesco faz mistério de como vai retratar tudo isso. Mas é bom ficar de olho. A comissão de frente, assinada por Jorge Teixeira e Saulo Finelon, já fez um homem-bala sair de dentro de um canhão na avenida.
“A gente mostra várias opções para que as pessoas sejam felizes. A mensagem é para que elas vivam intensamente como se fosse o último dia de suas vidas”, disse Barros.
VILA ISABEL
O balé Quebra-Nozes é um dos lembrados no desfile da Vila Isabel (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)O balé Quebra-Nozes é retratado no desfile da Vila Isabel (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Ficha técnica Vila Isabel (Foto: Arte G1)









A escola do bairro de Noel vai homenagear o maestro Isaac Karabtchevsky, um dos responsáveis pela popularização da música erudita, com a regência de concertos e óperas na Quinta da Boa Vista. Com o enredo “O maestro brasileiro na terra de Noel, a partitura é azul e branco da nossa Vila Isabel", do carnavalesco Max Lopes, a escola tenta voltar ao topo. Depois de amargar um desfile em 2014 com carros inacabados e alas inteiras sem fantasias, a escola que tinha sido campeã no ano anterior, quer dar a volta por cima.
“A Vila se reorganizou e vai trazer um carnaval rico, requintado, mas ao mesmo tempo popular. O enredo caiu no gosto da escola. E o componente está mordido com o resultado do carnaval passado. Como diz o samba, vai ser de arrepiar”, diz Max.
Pela avenida vão desfilar personagens de óperas e balés como O Guarani, Quebra-Nozes, Lago dos Cisnes, Navio Fantasma e Aída, entre outros. O desfile se encerra o maestro chegando à terra de Noel Rosa, onde encontra o "maestro do samba" e Martinho da Vila e a Velha Guarda da escola.
SALGUEIRO
Um leitão na janela: cena divertida num carro do Salgueiro que vai cantar a culinária mineira (Foto: Alex Nunes/ Acadêmicos do Salgueiro)Um leitão na janela: cena divertida em carro do Salgueiro que vai cantar a culinária mineira (Foto: Alex Nunes/ Acadêmicos do Salgueiro)
Ficha técnica do Salgueiro (Foto: Arte G1)
A vermelho-e-branco da Tijuca promete um desfile de dar água na boca. O enredo “Do fundo do quintal, saberes e sabores na Sapucaí", de Márcia e Renato Lage, vai cantar a história da culinária mineira. Ou as influências de elementos indígenas, africanos e dos colonizadores europeus, que rende uma mistura de cultura e sabor.
Como uma receita de família, os carnavalescos fazem um grande mistério sobre o que a escola vai mostrar na avenida. Mais do que raízes, brotos e caça e pesca, o Salgueiro vai falar do aproveitamento das riquezas da terra, da corrida do ouro das Minas Gerais, da cultura dos escravos, da religiosidade do povo e da criação de utensílios domésticos até hoje utilizados nas cozinhas brasileiras, como tachos e gamelas.
A intenção da escola é acabar com o gosto amargo do título de 2014 perdido por apenas um décimo. E, quem sabe, na Quarta-Feira de Cinzas saborear os frutos de um bom trabalho que leve o Salgueiro ao lugar mais alto do pódio.
GRANDE RIO
Carro da cigana Madame Lenormand abre setor que fala do baralho cigano (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Carro da cigana Madame Lenormand abre setor que fala do baralho cigano (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Ficha técnica da Grande Rio (Foto: Arte G1)









A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai dar as cartas na avenida. Com o enredo autoral “A Grande Rio é do baralho”, o carnavalesco Fábio Ricardo promete fazer um desfile alegre, colorido, leve e divertido. Ele vai contar não só a história do baralho usado em jogos e diversão, mas também das cartas divinatórias, do tarô de Marselha e do baralho cigano de Madame Lenormand.
“Vamos contar o que representam as figuras, os símbolos, os naipes, mostrar a relação do baralho com a astrologia. Vamos desvendar os mistérios por trás das cartas. Vamos mostrar até a Batalha de Waterloo, que deu origem à carta do Ás”, disse Fábio Ricardo.
A comissão de frente vai ser a carta que a escola vai tirar da manga neste carnaval. A coreografia cheia de truques e mistérios ficará a cargo de Priscilla Mota e Rodrigo Negri, responsáveis pelas comissões que intrigaram o público nos últimos anos na Marquês de Sapucaí.

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...