Criminosos invadiram a Academia de Letras da Bahia (ALB), em Nazaré, e roubaram os bustos do historiador Pedro Calmon e do intelectual Arlindo Fragoso, fundador da ALB e da Escola Politécnica da Ufba. A ação ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira, 30, e não foi percebida pelo segurança da casa.
Aramis Ribeiro Costa, presidente da academia, afirma que os bustos são de bronze e estavam em pedestais dentro da casa protegida por cerca elétrica, câmera de segurança e vigia. Ainda segunda Costa, este não é o primeiro roubo na academia. Semanas atrás, a placa com o nome da instituição foi retirada da unidade por vândalos.
"A academia foi vítima de mais uma ação de criminosos, que vêm agindo com frequência no bairro de Nazaré", afirma Costa, acrescentando que outras obras em homenagens a intelectuais e políticos já tiveram partes roubadas na região. A de Castelo Branco, por exemplo, teve a cabeça roubada, segundo o presidente da ALB.
Saiba mais
Diante da insegurança em Nazaré, Costa afirma que se sente receoso. "Estamos com medo do que pode acontecer com a academia, já que não há segurança para o bairro", destaca o acadêmico.
Sem boletim de ocorrência - O presidente da ALB afirmou que tentou registrar o boletim de ocorrência sobre o roubo das peças em bronze, mas não conseguiu devido ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisação.
Em Salvador, as delegacias suspenderam as atividades em adesão à paralisação, que também afetou outros segmentos trabalhistas na capital e na Bahia.
Em Salvador, as delegacias suspenderam as atividades em adesão à paralisação, que também afetou outros segmentos trabalhistas na capital e na Bahia.
"Vamos esperar o fim da paralisação nas delegacias para poder registrar o roubo das peças", afirma Costa, ponderando que só com a ajuda da polícia o crime poderá será solucionado. "Este roubo não é um trabalho de amador, mas feito por profissionais que queriam o bronze", afirma.
Fonte: http://atarde.uol.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário