Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

domingo, 25 de agosto de 2013

MULHERES DE FEIRA E REGIÃO RECEBEM TRATAMENTO E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA


 


 Realizar exames complementares para diagnóstico das mulheres que fizeram mamografia bilateral nas unidades móveis da estratégia itinerante do Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama. Este foi o objetivo do quarto mutirão de atendimento realizado nesta sexta-feira (23), na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Feira de Santana. 

A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) percorre diversas regiões do estado e realiza mamografias. A intenção é identificar o câncer de forma precoce e, desta forma, ampliar as chances de cura. No foco desta ação estão as mulheres de 50 a 69 anos. A diretora de Projetos Estratégicos da Sesab, Cláudia Almeida, afirma que o programa de rastreamento de câncer de mama já atendeu mais de 96 mil mulheres em toda a Bahia, com a garantia dos exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas. 

Um total de 40 mulheres, de dez cidades da região de Feira, estiveram na Unacon para serem atendidas, entre elas, a trabalhadora rural de Xique-Xique, Beatriz Gomes, 59, que nunca tinha feito uma mamografia, até a unidade móvel visitar a sua cidade. Nela, foi identificado um nódulo que já foi retirado. “Fiquei feliz demais em ser tratada logo e poder saber que estava com a doença. Quando a agente de saúde foi na minha casa avisar que o carro estava na cidade fazendo exame, não pensei duas vezes e fui. A melhor coisa que já fiz. Todas as mulheres têm que fazer. Não pode ter medo”, recomenda.

Assim que chegam ao Unacon, as mulheres são encaminhadas para entrevista com a equipe formada por enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais. De acordo com o oncologista Augusto Mota, nem todo nódulo precisa ser retirado. Ele disse que “a estrutura do rastreamento do câncer de mama está cada vez mais aperfeiçoada. As mulheres que procuram o serviço têm a oportunidade de receber o atendimento assim que o diagnóstico é confirmado”.

O especialista também informou que, assim que são diagnosticadas, as pacientes iniciam o tratamento, que inclui intervenção cirúrgica, radioterapia, quimioterapia ou apenas acompanhamento.
                               Fonte:http://www.comunicacao.ba.gov.br

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...