Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Chapada: Vinte e quatro cidades terão seus limites revistos após aprovação de projetos na Alba


alba
Parlamentares durante votação dos projetos na Casa Legislativa | FOTO: Jornal da Chapada |
Setenta e quatro cidades de quatro Territórios de Identidade da Bahia terão seus limites revistos após aprovação de quatro projetos de lei pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quinta-feira (29), depois de acordo entre os líderes das bancadas do governo e da oposição deputado Zé Neto (PT) e Elmar Nascimento (PR), respectivamente. De acordo com justificativa do autor dos projetos, deputado João Bonfim (PDT), presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação na Alba, “a Bahia experimentou um intenso processo de emancipações municipais nos últimos 58 anos, passando de um total de 150 municípios em 1953, data da edição do Decreto 628 que versa sobre a divisão político-administrativa do Estado da Bahia, para os atuais 417 municípios”.
Entretanto, segundo o relator de um dos projetos, Rosemberg Pinto (PT), “essa evolução, que engloba os aspectos sociais, econômicos, políticos e administrativos, não foi acompanhada pela revisão da legislação dos limites intermunicipais do Estado, embora prevista no referido Decreto”, o que torna necessária a revisão dos limites de terra. Para o deputado Zé Neto, os PLs buscam garantir segurança jurídica às cidades além de atender às populações de áreas de conflito, que passam a ter uma definição oficial de territorialidade.

Baixo Sul
PL./20.406/2013, relatado pelo deputado Euclides Fernandes, atualiza os limites dos seguintes municípios que integram o Território de Identidade Baixo Sul: Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença, Wenceslau Guimarães.
Chapada Diamantina
Vinte e quatro cidades da Chapada Diamantina terão seus limites revistos a partir do PL./20.371/2013, relatado pelo deputado Carlos Brasileiro (PT). São elas: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
região
Cidades do Baixo Sul, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá e Bacia do Rio Grande terão seus limites revistos | FOTO: Ilustração |
Vale do Jiquiriçá
Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaí. Estas são as cidades do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá que terão seus limites revistos a partir do projeto PL./20.237/2013, sob relatoria de Rosemberg Pinto (PT).
Território de Identidade Bacia do Rio Grande
Relatado pelo deputado Rosemberg Pinto, o PL./20.194/2013 altera os limites de 14 cidades do Território de Identidade Bacia do Rio Grande: Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.
Elaboração
Os projetos foram elaborados por equipes compostas por técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coordenadas pela SEI e supervisionadas pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa, contando, na etapa de campo, com a participação dos gestores municipais ou de seus representantes e de parcelas da população envolvidas.
Utilidade Pública
Também de autoria do deputado João Bonfim, o PL./20.387/2013, relatado pelo deputado Bruno Reis (PRP), foi aprovado, tornando de utilidade pública a Academia de Ciências da Bahia, localizada na capital baiana. Esta entidade tem como alguns de seus objetivos incentivar a realização de pesquisa sobre temas relevantes da ciência e da tecnologia, tanto em entidades públicas como privadas na Bahia; estimular a formação de pesquisadores e estimular o aperfeiçoamento do ensino das ciências em todas as idades, com a metodologia e os materiais ajustados as peculiaridades dos alunos.
  Fonte:http://jornaldachapada.com.br

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...