Representantes de entidades do movimento negro da Bahia foram recebidos pelo governador Jaques Wagner, nesta terça-feira (20), para debater as formas de intensificação das políticas públicas do Estado para o segmento. Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA), o encontro foi realizado na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
O encontro durou cerca de seis horas. Para o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, isso mostra a força do diálogo permanente com o movimento negro. “Neste conjunto de reuniões tivemos a constatação da força da relação entre o governo e o movimento negro. Primeiro pela quantidade de pessoas e instituições aqui representadas, e segundo pelo tempo de duração da reunião”. Sampaio afirmou que o movimento apresentou questões pertinentes às comunidades.
De acordo com o coordenador do Codes, Edson Valadares, a reunião reforça a importância da questão racial de forma estruturante para o desenvolvimento de um estado que tem a maioria da população negra. “O governo tem buscado soluções para a inclusão destas pessoas no processo do desenvolvimento”.
Participaram também do encontro com o governador Jaques Wagner, representantes do Movimento Negro Unificado, Sociedade Protetora dos Desvalidos, das Mulheres Negras, Coletivo de Entidades Negras, Ilê Aiyê, entre outras.
As rodadas de diálogo já tiveram a participação de representantes de centrais sindicais e associações profissionais, segmentos religioso e acadêmico, entidades empresariais e movimentos sociais identitários, urbanos e rurais. A próxima reunião será com a juventude.
0 comentários:
Postar um comentário