Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

domingo, 29 de dezembro de 2013

Fukushima: 1,8 tonelada de água radioativa vaza da usina nuclear





Líquido contaminado se espalhou por meio de fendas nas barreiras em volta dos tanques de armazenamento. Empresa responsável investiga se vazamento atingiu o Oceano Pacífico



O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (de capacete vermelho), visita a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. O governo vai investir o equivalente a R$ 1,1 bi para conter vazamento de água radioativa (Foto: AP Photo/Japan Pool)



A operadora da Central Nuclear de Fukushima, no Japão, informou nesta segunda-feira (23) que foi detectado vazamento de 1,8 tonelada de água radioativa da usina por meio de fendas nas barreiras em volta dos tanques de armazenamento. Em comunicado, a Tokyo Electric Power (Tepco), empresa responsável pela usina, diz que está investigando todos os vazamentos das zonas de contenção para apurar se a água radioativa chegou ao Oceano Pacífico por meio de alguma canalização.
As barreiras em volta das 23 zonas destinadas ao armazenamento têm 30 centímetros de altura e foram construídas para evitar que a água saia dos tanques, como ocorreu em agosto deste ano, quando uma das áreas de contençãovazou cerca de 300 toneladas de águaaltamente radioativa. Os contentores afetados foram construídos de maneira mais rápida e econômica para fazer face à crise nuclear e evitar a saída de água contaminada para o mar.
Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu o Japão, causando explosões e vazamentos na região de Fukushima. Áreas inteiras foram esvaziadas e os produtos da região, proibidos para comercialização. O desastre paralisou o sistema de resfriamento dos reatores da usina fazendo com que três deles derretessem. Atualmente, o maior desafio da Tepco é armazenar a grande quantidade de água usada para resfriar os reatores. Depois do processo de resfriamento, a água fica contaminada com material radioativo precisa ser guardada em grandes reservatórios.
Após o vazamento das 300 tonelas de líquido radioativo, o governo japonês anunciou que prepara investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão na construção de um murode terra congelada ao redor da usina para impedir novos vazamentos de água  contaminada com radiação. De acordo com o plano do governo japonês, uma parede de terra congelada será erguida ao redor dos reatores para fazer o resfriamento, usando dutos com substância resfriante. O objetivo é prevenir que a água contaminada com material radioativo, que continuará a ser usada para resfriar dutos de combustível nuclear, entre em contato com o lençol freático.
Controlar os vazamentos dos contentores e do líquido contaminado que se acumula nos reatores danificados é o principal desafio dos 3.500 funcionários que trabalham em Fukushima, central que ficou danificada pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março de 2011.

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...