Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Consórcio Jacuípe inicia as escavações dos Barreiros de Trincheira Familiares







O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, iniciou na segunda-feira, 21 de julho, as escavações que originarão nos Barreiros de Trincheira Familiares, nas propriedades dos (as) beneficiários (as) do Projeto 2ª Água.

O Projeto irá construir 450 Barreiros, distribuídos nos municípios de Quixabeira, Mairi, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Ipirá, Várzea do Poço e Baixa Grande, além de 400 Cisternas Calçadão e 450 Barragens Subterrâneas.

Os Barreiros de Trincheira são reservatórios escavados no subsolo, com paredes verticais estreitos e profundos. Um Barreiro de Trincheira é capaz de armazenar aproximadamente 500 m³ (quinhentos metros cúbicos) de água, equivalente a 500.000 litros(quinhentos mil litros) e possui entre 3 a 5 metros de profundidade, para reduzir a evaporação e manter a água acumulada por mais tempo.

Tal tecnologia além de democratizar o acesso à água, ampliar a malha hídrica difusa e ajudar na garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias, tem grande potencial para assegurar água e permitir uma maior produção de forragem para os animais.

O Objetivo do Projeto 2ª Água, executado pelo Consórcio Jacuípe e coordenado pela FATRES, é proporcionar o acesso à água para a produção agroalimentar a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de 1300 tecnologias de armazenamento de água, associada a capacitações técnicas e formação para a gestão da água. Com isso, espera-se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água para a produção de alimentos, contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional das mesmas.

Marivaldor Gonçalves, animador do Projeto 2ª ÁGUA
ASCOM Consórcio Jacuípe
Jorge Henrique - Fotos: www.baciadojacuipe.com.br

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...