Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bahia vai ter o mais rápido supercomputador da América do Sul




Foto: Bahia vai ter o mais rápido supercomputador da América do Sul

A construção de um centro de supercomputadores para inovação industrial na sede do Senai/Cimatec, em Salvador, foi anunciada nesta sexta-feira (20). O centro vai fazer parte do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho e contar com dois superequipamentos, um deles o mais rápido em processamento em toda a América do Sul. http://ow.ly/p3Hnw

A construção de um centro de supercomputadores para inovação industrial na sede do Senai/Cimatec, em Salvador, foi anunciada nesta sexta-feira. O centro vai fazer parte do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho e contar com dois superequipamentos, um deles o mais rápido em processamento em toda a América do Sul.

A aquisição das máquinas e a implantação do centro estão sendo possibilitadas por uma parceria firmada entre os governos federal e estadual, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a empresa BG Brasil, do segmento de petróleo e gás.

O projeto, que vai receber investimentos de R$ 42 milhões, permitirá que a Bahia atenda às demandas dos segmentos de petróleo e gás, além de outras indústrias, e fomentar a formação e capacitação de pesquisadores em diversas áreas de instituições de ensino superior e técnico.

A implantação do centro também vai posicionar a Bahia em uma área de vanguarda da tecnologia petrolífera mundial, atraindo outros centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa Intel já sinalizou interesse em ampliar seus projetos no estado, motivada pelo projeto.
Encomendas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José Mascarenhas, disse que já há grandes encomendas da indústria nacional para utilização dos equipamentos. “Estamos nos capacitando não somente para pesquisas no pré-sal, mas também para o âmbito universitário, automobilístico, biomedicina, engenharia, realidade virtual, tecnologia da inovação. É um enorme espaço que se abre para as tecnologias do futuro”.

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, o centro se agrega ao esforço do Estado, que, junto com o Senai/Cimatec e a Fieb, incentiva um novo foco de desenvolvimento. “Estamos falando de inovação e uma pesquisa monumental que é voltada para petróleo e gás. Os supercomputadores vão fazer pesquisas aplicadas aqui no Senai/Cimatec, ampliando e reforçando a base industrial no estado”.
Potencial baiano em petróleo e gás é destaque nacional
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, destacou que a Bahia é o estado que mais tem bacias sedimentares no Brasil. Ela informou que este ano o estado entrou em duas rodadas diferentes de licitação, sendo que a primeira foi em maio, quando foi adquirida a Bacia de Tucano. “Na 12ª rodada, vamos colocar mais duas áreas importantes para licitação. Além da potencialidade do mar, que estamos começando a avaliar de forma mais conclusiva, estamos continuando o desenvolvimento da bacia madura do Recôncavo e indo em direção a mais duas fronteiras importantes em terra na Bahia”.

Magda declarou que com as novas máquinas será possível incrementar um levantamento sísmico de ponta com imagens em três ou quatro dimensões para avaliar melhor o potencial baiano. “Um processamento de alta tecnologia demanda capacitação e suporte de máquina. A instalação deste equipamento e deste centro de inovação tecnológica no Senai/Cimatec representa um verdadeiro salto de qualidade em inserção de tecnologia para o setor de petróleo”.


0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...