Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sábado, 21 de setembro de 2013

Vídeo mostra o "incansável movimento estudantil" e suas luitas recentes






Documentário lançado no último Congresso da UNE está disponível no Youtube
Na plenária final do 53º Congresso, realizado em maio e junho deste ano, foi exibido o vídeo de balanço da gestão que se encerrava naquele momento. Para quem não pode assistir, o canal oficial da UNE no Youtube coloca agora à disposição de todos o importante registro dos últimos dois anos da entidade.
Narrado pelo ex-presidente da entidade, Daniel Iliescu, que passou a responsabilidade para a eleita Vic Barros, o documentário entrelaça a história de 76 anos de vida da União Nacional dos Estudantes com as mais recentes bandeiras da juventude brasileira, como a luta pelos recursos do petróleo e os 10% do PIB para a educação.
As imagens e depoimentos condensados em pouco mais de 15 minutos revelam um “movimento estudantil incansável”, que, “revitalizado a cada ano se reoxigena, atrai novas pessoas, sensibiliza mais jovens em torno de grande lutas do país”, como destaca Daniel.
Ao longo do vídeo, vitórias memoráveis como a conquista dos 10% do PIB na redação do Plano Nacional de Educação são relembradas. Esse, talvez, um dos momentos mais emocionantes, com os estudantes ocupando a Câmara dos Deputados e cantando o Hino Nacional. Só comparado ao último depoimento do fundador da UNE, Irun Sant’Anna, falecido no dia 30 de dezembro de 2012.
“Meu sonho em relação à UNE foi muito pequeno em relação ao que ela é e o que ela vai dar aos estudantes”, diz Irun, em gravação captada durante as comemorações dos 75 anos da entidade, no Rio de Janeiro, em agosto de 2012.
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também deixa um recado para os estudantes no documentário, junto a depoimentos de outras personalidades que participaram de atividades históricas como aCaravana UNE Brasil+10, que percorreu boa parte do país com objetivo de saber o que o jovem pensa para os anos vindouros, e a 8º Bienal, realizada em Recife e Olinda de 22 a 26 de janeiro de 2013.
“Acredito muito na nossa geração e acredito muito nas gerações que serão semeadas por essa. Esse é o processo da história do nosso país. Então, vamos pra frente, vamos conquistar um mundo melhor a partir da paixão, do sonho, do trabalho, da inteligência, das mãos e das pernas de cada um de nós”, convoca no final do vídeo o ex-presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Rafael Minoro

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...