Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

domingo, 22 de setembro de 2013

"É preciso diminuir o espaço ocupado pelo automóvel", diz urbanista





Rafael Moro Martins
Do UOL, em Curitiba


O maior empecilho à ampliação da rede de ciclovias em cidades como São Paulo é a prioridade que os automóveis têm no trânsito urbano, afirma o arquiteto e urbanista Fabiano Borba Vianna, mestre pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
"O espaço público não foi delegado ao automóvel, mas os carros o foram ocupando quase por completo. Hoje, vemos que pedestres e ciclistas brigam para retomar um espaço que já foi deles. O automóvel tem de ceder um pouco de espaço a todos os demais modelos de transporte", disse.

Por onde as bicicletas devem circular nas grandes cidades?

Resultado parcial
Para ele, a resistência de administradores públicos em decidir tomar espaço dos automóveis em favor de outras modalidades de transporte é uma barreira maior para a criação de ciclovias do que fatores como topografia ou custo.
"Falta decidir que o espaço das ruas tem de ser compartilhado entre carros, pedestres e ciclistas. Em outras palavras, é preciso diminuir o espaço do automóvel. E esse é um fator que barra a expansão [do uso da bicicleta como meio de transporte], pois não é decisão simples, principalmente no centro das grandes cidades", afirmou.
Para Vianna, o modelo a ser seguido é o mesmo que tirou do automóvel faixas de tráfego que foram destinadas exclusivamente ao transporte coletivo – não sem resistência e reclamações dos motoristas. "Os ônibus, quando ganharam pistas exclusivas, tomaram um espaço do automóvel. Como fazer é a grande questão. Mas é possível", falou.
  • UOL
    Relembre casos de acidentes com ciclistas ocorridos em São Paulo nos últimos anos
  • Divulgação/Copenhagenize Design Co.
    Conheça as 20 cidades mais "amigas" dos ciclistas, segundo ranking de ONG
  • Divulgação/Diego Cagnato
    Veja belas imagens da cultura da bicicleta
"Um exemplo próximo: Buenos Aires, também cidade de trânsito pesado, tem um plano enorme de ciclofaixas no centro, que funcionam, e um sistema de empréstimo gratuito de bicicletas", disse o urbanista.
Ele mesmo é usuário de bicicletas – "uso meu carro, mas procuro também circular de ônibus e de bicicleta, sempre que possível". Vianna acredita que a prioridade, na equação, deve ser do transporte coletivo. "Ele deve ter primazia sobre o transporte individual. Mas também é preciso haver espaço para os meios alternativos, como a bicicleta", argumentou.
"É preciso enxergar a bicicleta dentro de um espaço compartilhado entre transporte público, pedestres, automóveis. Ela é uma alternativa, dentro de uma série. Mas atualmente há um movimento e um desejo notório da sociedade por ciclofaixas e ciclovias", analisou.
Em Curitiba, onde vive, Vianna lamenta a falta de investimentos em ciclovias. A cidade foi pioneira na adoção das pistas exclusivas, a maioria de lazer, ligando parques, há cerca de 30 anos, mas viu avanços tímidos na rede desde então.

VOCÊ MANDA

  • Geraldo Vaz da Silva Neto/Você Manda/UOL
    Tem registros com sua bicicleta? Envie sua foto para o UOL
"Aqui, falta muito a ser feito, o ciclista enfrenta muitos problemas", disse. Ele refutou argumentos, comuns na cidade, de que o clima (frio e chuvoso durante boa parte do ano) desestimule o uso da bicicleta como meio de transporte na capital paranaense – e, por extensão, deva também desestimular investimentos em ciclovias.
"É bobagem. Cidades com invernos muito mais severos que o de Curitiba têm ciclofaixas amplamente utilizadas. Tampouco a geografia, que em Curitiba é favorável em boa parte da cidade, pode ser vista como impedimento. Basta lembramos que San Francisco, nos EUA, uma cidade totalmente ondulada, foi uma das pioneiras na adoção das bicicletas no trânsito", afirmou o urbanista.

NAVEGUE POR INFOGRÁFICO SOBRE MORTES DE CICLISTAS EM SP

  • Arte UOL

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...