Os desenhos são, com certeza, grandes responsáveis pela formação ideológica e cultural das crianças que assistem a eles. E parte do repertório de músicas clássicas das pessoas é oriundo de diversos desenhos da infância. Quem nunca ouviu o Pica-Pau cantando “Fígaro, Fígaro, Fígaro”? Mas, afinal, você conhece a versão original destas óperas?
- Pica Pau e o Barbeiro de Sevilha, de Rossini.
Uma cena clássica e que todos já se imaginaram vivendo é o barbeiro realizando seus serviços enquanto entoa o famosíssimo verso “Fígaro, Fígaro, Fígaro”. Para quem não sabe, esses versos são da ópera Barbeiro de Sevilha, de Rossini. E Fígaro é justamente o nome do barbeiro! Além disso, ele mesmo que canta o famoso verso de que o Pica-Pau tanto gosta.
Tom & Jerry e a ópera Carmen, de Bizet.
Carmen, de Bizet, é uma das mais conhecidas óperas do mundo, tendo alguns de seus trechos difundidos pelo mundo inteiro. Até mesmo a dupla Tom & Jerry já utilizou a abertura da ópera como tema de fundo em suas eternas perseguições.
- Pernalonga e a Rapsódia Húngara nº2, de Liszt.
Esta é uma obra muito popular nos desenhos. Além de no desenho do Pernalonga, já apareceu nos desenhos do Pica-Pau e do Tom & Jerry. Uma peça que deixa a melodia na cabeça e que parece ter sido feita sob medida para a trilha sonora dos desenhos.
- Pica-Pau e Chopin.
Acho uma das cenas mais legais de Pica-Pau. Nela, os personagens vão tocando uma belíssima compilação das obras de Chopin. Tudo isso acompanhado de uma barulhenta plateia e o mais surpreendente: todo o cenário destruído por um cavalo bêbado.
- A Bela Adormecida e a Valsa da Bela Adormecida, de Tchaikovsky.
Quase 70 anos antes do filme, o russo Tchaikovsky compôs esta bela valsa, parte do ballet russo.
Mickey Mouse
Para mim, o mais legal da lista toda. Neste clássico desenho de Mickey, quando ainda era em branco e preto, são tocadas diversas óperas como as já citadas Carmen e Rapsódia Húngara nº2.
Enfim, a música clássica fez parte da infância de todas as pessoas que assistiam a tais desenhos. Uma pena que o costume de se ter óperas como trilha sonora de desenhos infantis tenha ser perdido.
Fonte: http://literatortura.com
0 comentários:
Postar um comentário