Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

segunda-feira, 24 de março de 2014

Mairi - Resultados da primeira Barragem Subterrânea no Município








No mês de novembro do ano de 2013, teve início no Município de Mairi a construção da primeira Barragem Subterrânea, onde contou com a presença de Vanderson Nascimento, Assessor de Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a equipe de repórter da TVE Bahia.

A construção da primeira barragem subterrânea do município foi feita na fazenda do senhor Djalma, fazenda essa que fica localizada na estrada que liga o município de Bonsucesso a 3km da Sede do Município.

A diferença é grande na área que foi construída a Barragem Subterrânea, a vegetação nasceu em uma área que antes era impossível plantar produtos agrícolas como o milho entre outros alimentos que foram plantados nessa local. Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mairi, Ivaneide Souza, outras Barragens serão construídas no município.
 
Durante a escavação estiveram presentes representantes da FAEB (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia), Secretaria de Agricultura de Mairi, Ivaneide Souza da Silva, o Secretário de Infraestrutura, Jonilson Rios Cerqueira, representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Mairi, entre outros representantes do município.

As Barragens Subterrâneas irá ajudar aos agricultores familiares a salvar suas lavouras e a manter o rebanho em período de estiagem. A barragem subterrânea é uma construção rápida e barata que mantém perfeitamente a umidade do solo favorecendo o plantio durante, praticamente, o ano todo.

A Barragem é construída em áreas de baixos, córregos e riachos que se formam no inverno. Sua construção é feita escavando-se uma vala até a camada impermeável do solo, a rocha. Essa vala é forrada por uma lona de plástico e depois fechada novamente. Desta forma, cria-se uma barreira que “segura” a água da chuva que escorre por baixo da terra, deixando a área encharcada.

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...