Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ESTUDANTES E PROFESSORES DO IFBA DE SEABRA FECHARAM A BR-242 CONTRA ARBITRARIEDADES DO PREFEITO











A paralisação do trânsito na Br-242, no perímetro da cidade de Seabra, marcou o ato de protesto de centenas de estudantes, pais de alunos, técnicos e professores do IFBA e muita da comunidade seabrense, na quarta-feira 11, pela manhã. 

A manifestação ocorreu por conta do prefeito José Maciel Rochinha ter embargado as de terraplenagem da pistas, que vinha sendo realizada pelo Derba,para melhorar o acesso que liga a cidade àquele centro educacional tecnológico.

Um dos estudantes coordenadores do movimento esclarece que: “chamamos a população seabrense defender a construção da estrada e exigir que o prefeito autorize o reinício das obras pois há o risco da obra não ser realizada este ano. Com as restrições do período eleitoral, caso a obra não seja reiniciada até o dia 4 de julho, não haverá mais estrada para beneficiar o acesso dos estudantes nem professores”.

O protesto foi pacífico, com os estudantes gritando palavras de ordem, enquanto o ato era supervisionado pela Polícia Rodoviária Estadual, que organizou o trânsito durante os cerca de 40 min de manifestação. 

 De acordo com Azanor Coelho Guedes, professor do Ifba e membro do comando de greve, a instalação do Ifba na cidade em 2008 se deu devido às contrapartidas oferecidas na época pela prefeitura: construção de uma estrada que ligasse o instituto ao centro da cidade, segurança, iluminação e transporte público. No entanto, passados seis anos poucas são as mudanças notadas no entorno do instituto. “Por conta disso, não conseguimos abrir os cursos noturnos. Chegamos a fazer um vestibular para técnico em informática, mas os alunos nunca tiveram uma aula”, contou Azanor.

De acordo com o professor, a paralisação do IFBA já dura  44 dias, acompanhando um movimento nacional, mas também tem uma pauta própria. “Nossa principal pauta de reivindicação é a construção da estrada. O campus do IFBA em Seabra é o menor da Bahia, porque não há como crescermos”, denunciou.

PREFEITO PARALISOU A CONSTRUÇÃOA criação de uma via de acesso ao IFBA é uma responsabilidade da Prefeitura de Seabra como condição para a implantação do IFBA no município. 

Contam os estudantes e professores do IFBA que,  “além da Prefeitura não cumprir com sua obrigação, no dia 16 de maio, o prefeito Rochinha paralisou pessoalmente as obras iniciadas pelo DERBA”.

A verba disponibilizada pelo DERBA, cerca de R$600 mil, é o suficiente para a estrada com largura de 7 metros, proposta pelo órgão estadual  a Secretaria de Infraestrutura da Bahia. 

O prefeito embargou a obra com a justificativa de não atender à proposta sonhada de uma via com 22 metros de largura. Revelam os membros da manifestação que  “o município não tem projeto, nem recursos para a realização da obra, mas impede o DERBA de fazer a estrada”.




0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...