Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Paranaense que pode ser executado tem esquizofrenia, diz mãe






Rodrigo Gularte tem 43 anos e foi preso na Indonésia por tráfico de drogas. 
Família mora em Curitiba e afirma que ele sofre de distúrbios mentais.






Clarice Gularte, mãe do paranaense Rodrigo Gularte, preso em julho de 2004 no Aeroporto Internacional de Jacarta, na Indonésia, diz que o filho foi diagnosticado com esquizofrenia - doença mental que provoca alucinações. Rodrigo vive o mesmo drama do brasileiro Marco Archer Moreira, que foi punido com pena de morte por ter cometido o crime de tráfico de drogas.
Na última visita que fez ao filho, em agosto de 2014, Clarice fez um pedido ao governante daIndonésia, Joko Widodo, para poupar a vida do filho, mas até esta segunda-feira (19), ela não tinha obtido resposta.
"Ele não tirou a vida de ninguém. E a gente torce para que ninguém tire a vida dela", argumenta Bernardo Guiss - amigo do paranaense preso.

O paranaense seguia para Bali, também na Indonésia, e foi pego pelas autoridades em Jacarta com seis quilos de cocaína. À época, Rodrigo assumiu o crime e também foi condenado à morte.
Segundo a embaixada brasileira, as autoridades da Indonésia informaram que Rodrigo deve ser executado até março deste ano. No entanto, a família de Gularte, que mora em Curitiba, ainda tem esperança de que ele escape da condenação.
Confiorme a Embaixada do Brasil, Rodrigo será examinado novamente por psicólogos  nesta segunda-feira (19). O objetivo, segundo a mãe, Clarice Gularte, é transferi-lo da prisão para um hospital psiquiátrico.
A condenação de Marco Archer
Archer havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa-delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso novamente. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.
A presidente Dilma Rousseff divulgou nota, no sábado, em que disse estar "consternada e indignada" com a execução de Archer na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, segundo a nota, seria chamado para consultas.
Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. Na sexta-feira, a presidente Dilma tinha feito um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida de Archer, mas não foi atendida.
Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, "pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal", segundo nota da Presidência.
O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, reuniu-se, em Brasília, com o embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, para manifestar a "profunda inconformidade" com o fuzilamento. O Itamaraty voltou a dizer que o cumprimento da sentença de morte representa uma “sombra” nas relações entre os países.
O corpo do brasileiro foi cremado quatro horas após a morte, informou ao G1 por telefone o plantão da Embaixada do Brasil em Jacarta, capital do país.
Do G1 PR

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...