Baixa Grande, Orgulho Nosso

Seguir Roque da Mota

OBRIGADO!,VOCÊ É O VISITANTE Nº

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Rui Costa é empossado como novo governador da Bahia






O agora governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o vice-governador João Leão (PP), tomaram posse nesta quinta-feira (1°), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sede do governo em Salvador. Rui chegou junto à esposa e filha, e foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), por volta das 9h. Costa sucede Jaques Wagner (PT), nomeado ministro da Defesa e que esteve à frente do governo por dois mandatos consecutivos. 

"Não serei um gerente. Levarei a voz dos baianos, dos nordestinos, ao plano nacional. E, para essa missão, quero convidar todos os prefeitos, deputados, em especial, os federais e os senadores", disse Rui Costa, em discurso de posse no plenário da Alba, após juramento firmado. 

O senador eleito e atual vice-governador, Otto Alencar, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e políticos como deputados estaduais e federais, além de prefeitos, acompanharam a cerimônia. Jaques Wagner não compareceu à primeira parte do processo de transferência de cargo na Bahia. Ele viaja para Brasília para, à tarde, ser empossado como ministro da Defesa e participar da posse da presidente Dilma Rousseff. 

Em sua primeira entrevista coletiva como governador, Rui disse que vai anunciar os nomes do segundo escalão do governo, como os do comandantes da Polícia Militar e Polícia Civil, na sexta-feira (2). Logo após a posse do secretariado, ele viaja para Brasília para a posse de Dilma. 

Novo secretariado 

Após a execução do Hino da Bahia, Salve o Dois de Julho, foi iniciada a posse do primeiro escalão da gestão de Rui Costa. Os secretários foram escolhidos pelo governador eleito. O ato foi realizado na tenda instalada no estacionamento da Governadoria. Confira abaixo o nome de todos os secretários:

Casa Civil: Bruno Dauster 
Secretaria da Administração (Saeb): Edelvino Góes (permanece) 
Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur): Carlos Martins 
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): Manoel Gomes de Mendonça 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atual Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração: James Correia (permanece) 
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): Jerônimo Rodrigues 
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura: Fernanda Mendonça 
Secretaria do Turismo (Setur): Nelson Pelegrino 
Secretaria da Cultura (Secult): Jorge Portugal 
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa 
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Olívia Santana 
Secretaria de Segurança Pública (SSP): Maurício Barbosa 
Secretaria de Educação: Osvaldo Barreto Filho 
Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): Nestor Duarte 
Secretaria do Meio Ambiente: Eugênio Spengler 
Secretaria da Fazenda: Manuel Vitório 
Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Cássio Peixoto 
Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): Marcus Cavalcanti 
Secretaria de Comunicação: André Curvello 
Secretaria de Saúde: Fábio Vilas-Boas 
Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte: Álvaro Gomes 
Secretaria de Relações Institucionais: Josias Gomes 
Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Geraldo Reis 
Procuradoria do Estado Geral: Paulo Moreno 

Perfil 
Rui Costa, economista por formação, nasceu no bairro da Liberdade, em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963. Filho de metalúrgico e dona de casa, chegou a concluir o curso de instrumentação da Escola Técnica Federal (hoje IFBA) e a cursar Ciências Sociais antes de migrar para economia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

A vida política começou no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980, quando passou a frequentar assembleias de trabalhadores em crítica às condições da fábrica. Aos 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo. Foi presidente do Sindiquímica e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2000, foi eleito vereador pela capital baiana e reeleito em 2004. Entrou no governo de Jaques Wagner em 2007 como Secretário de Relações Institucionais. Em 2010, deixou o cargo para ser deputado federal. Dois anos depois assumiu o cargo de Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandato de Jaques Wagner.

Do G1 BA

0 comentários:

OUÇA NOSSA RÁDIO !

BREVE HISTÓRIA DE BAIXA GRANDE

CLIQUE NO TÍTULO OU NA IMAGEM

Micareta de Baixa Grande-2015

Bloco- As Poderosas

O urso na Micareta de Baixa Grande

Baile à Fantasias-Micareta-2015

PREPARE-SE !

Arquivo do blog

VISITE DAMOTTA NEWS

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...